top of page

Richard


ree

Richard era nosso vizinho de andar no prédio em que moramos, eu e minha esposa. Richard já estava aposentado quando o conheci mas não deixava de ser uma pessoa muito interessante, passava seus dias fazendo alguns pequenos trabalhos que geralmente eram manuais e nos dávamos muito bem.

Ele costumava pregar botões, consertar roupas dos vizinhos, fazia também barras de calças e cobrava algum dinheiro por isso. Outra coisa coisa que costumava fazer era cuidar do jardim na área de entrada de nosso prédio e sempre nos cumprimentávamos e ele falava muito alto, e cada dia mais alto devido a surdez está tomando conta, talvez pela idade ou coisas acontecidas no passado que não sei dizer o que poderia ser.

Muitas vezes a espera do elevador, seu apartamento era o primeiro no corredor e bem próximo, ouvia seu rádio que certamente Richard o ouvia em volume alto, aliás o seu gosto musical era muito afinado e geralmente escutava jazz e eu gostava de ficar ali a escutar o som do rádio de Richard.

Ele era muito prestativo e tomava conta de um outro vizinho que era também de idade que morava bem frente ao nosso apartamento, o Charles, que era um ex-funcionário público também aposentado. Richard até tinha a chave do apartamento de Charles e Richard também o ajudava nas compras de supermercado e idas e vindas ao médico etc.

Num triste dia, Charles não estava atendendo a porta e recorremos ao Richard para pegar a chave de seu apartamento e todos estavam receosos em entrar no seus aposentos e eu tive a coragem de ir até a porta de seu quarto e o vi alí deitado e imóvel, chamamos a policia e como é comum e é de lei neste país, comparece a polícia, os bombeiros e uma ambulância com paramédicos, e foi confirmado, Charles estava sem vida, dia muito triste para nós vizinhos e muito mais para Richard que era um amigo mais próximo de Charles.

O tempo passou e em outro dia triste foi a vez de Richard nos deixar. O funeral foi na igreja na qual Richard frequentava e era muito querido por lá, igreja protestante e como é muito comum, todos os rituais de missa e ocasiões como esta incluem cânticos “Gospel” e por sinal músicas muito bonitas e os cantores são os melhores, me impressiona o talento de tanta gente que canta bem por aqui, inclui-se também as igrejas católicas, talvez o motivo de existir tantos cantores e dos bons neste país.

O pastor que conduziu a cerimônia era muito engraçado e no decorrer de seus sermões (foram vários) sempre inclui uma piada, algumas relacionadas ao Richard, fazendo os presentes gargalhar aqui e ali, mesmo sendo uma ocasião muito triste, o pastor conduzia todo o ritual com tremenda habilidade e graça. Era um show man sem nenhuma dúvida, o que fez o tempo passar bem rápido tanta a atenção que todos estavam no pastor...

O Richard se foi e o jazz a espera do elevador cessou...nunca esquecerei desta pessoa tão leve e prestativa como era Richard.

Antonio Cesar


Comentários


Contato

Em breve te retornarei!

Dúvidas?
Contate-nos.

Antonio Cesar
Letras, Músicas, Poemas e Crônicas

stepcesar@gmail.com

Tel: +1 (917) 474-9303

  • TikTok
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone LinkedIn
© Copyright 2022 by Antonio Cesar
bottom of page