Caminhada (Distrital da Moóca)
- stepcesar
- 21 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de jul. de 2023

Neste domingo dia 17 de dezembro de 2006 fui fazer minha caminhada em um local que já fazia muitos anos que não freqüentava, não sei precisar quanto tempo faz isso. Sei que costumava em muitas ocasiões fazer meus estudos na biblioteca que é ou era uma das atrações deste lugar, ao mesmo tempo praticava, as segundas-feiras a noite, futebol de salão pelo EPEDA, que é uma fabrica de colchões de molas e espumas, onde até disputamos um campeonato de futebol de salão quando ainda tinha 13 anos de idade, no Salão da Criança que acontecia todos os anos no Anhembi, hoje já não existe mais este Salão da Criança.
Nestes mesmos dias de treino, me lembro, os jogadores do Clube Atlético Juventus jogavam também Futebol de Salão contra adversários de fora, e regularmente era uma goleada tanto do segundo como do primeiro time e aprendíamos muito com eles a prática do futebol.
Com o passar do tempo ainda freqüentava o local para estudos e as vezes também namorar, tendo em vista a beleza e a paz do lugar, fazíamos trabalhos de escola juntos e depois passamos a limpo nossas conversas e planos para o futuro com a garota que namorava e se tornou minha esposa, que infelizmente hoje estamos separados mas já com os filhos todos criados.
Depois de já casado, com a vida em ordem andei jogando Futebol pelo time do Bresser, a bem da verdade mais assistindo os jogos que jogando, havia um bom grupo de amigos alí que jogavam e também assistia os jogos do Bresser e também do Madri o outro time que era rival, espero e creio até hoje ainda jogam naquele campo que em minha caminhada de domingo fiquei a contemplar e trazer de volta muitas memórias e veja, na sua quase totalidade boas e ótimas, acredito que isso até nos rejuvenesça, pois me senti muito bem naqueles momentos que mais parecem fagulhas, pois vem e se vão muito rápido.
Mas a caminhada na sua totalidade não me fez feliz, depois de tudo que vi por ali, isto era umas 6:30hs da manhã. Fui observando cada ponto onde pisava, admirando cada paisagem e tudo muito triste se comparado àqueles outros tempos onde havia uma boa conservação da área.
Começando pelas alamedas e calçadas todas maltratadas e quebradiças, onde o mato já invadiu totalmente e o lixo depositado em todos os pontos possíveis de alcance dos olhos, realmente uma tristeza o desprezo que este instituído sub-prefeito tem pelo nosso bairro.
Inúmeros quiosques e churrasqueiras enriqueciam o local, e hoje não passam de abrigo para as pessoas sem teto que ali, dormem, se lavam e fazem os que lhes é necessário para a sobrevivência e higiene pessoal.
As piscinas, embora estejamos praticamente no verão, estão sujas e aparentemente abandonadas a sua própria sorte, e quanto mais tempo levar. a manutenção para colocá-las em ordem será mais cara, e isso em escala exponencial. No nosso tempo de criança e adolescência usavámos esta piscinas sempre que podíamos.
A pista de aeromodelismo que já tomou de minha vida muitas e muitas horas de admiração e paixão, pois à época eu não tinha poder aquisitivo para tal brinquedo, está parecendo uma mini floresta circular, a olhos vistos já faz muito tempo que ninguém passa por ali para cortar o mato e tenho certeza que nem mesmo a prática do esporte vem sendo feita, tal as condições que se encontra aquela chamada pista de aeromodelismo.
O ginásio principal está uma lástima, caindo aos pedaços. Ao me recordar dos idos tempos de criança, me fizeram lágrimas saltar dos olhos de tanta melancolia que me invadiu, pois antigamente tudo brilhava ao resultado da limpeza que era realizada.
Resumindo, a situação geral do Centro Educacional da Moóca está carecendo de um sub-prefeito ou administrador que goste do que faz, que goste de esporte e cultura e principalmente que goste de nossa Mooca querida.
Isto é um verdadeiro despropósito o que se está fazendo com a Moóca, com São Paulo e com o nosso Brasil.
Temos que tomar uma atitude digna de cidadão e algo fazer para modificar este panorama que tanto nos empobrece a alma.
Mesmo assim continua a amar a Moóca como se tivesse lá nascido.
VIVA A MOÓCA !!!!!
ACA
18/12/2006








Comentários